DEZOITÃO....este ano não tem carnaval na avenida

18 de maio é o dia nacional da luta contra os manicômios. Dia de luta e de festa, de mostrar pra toda gente que a cidade é de todos, que tem que comportar todas as manifestações: loucos, LGBTQI+, andarilhos, usuários de drogas e todos mais.

Desde 1997, pacientes, familiares e trabalhadores da Saúde Mental de Brumadinho, fazem no município atividades de comemoração a este dia e participam do grande desfile da "Escola de Samba Liberdade Ainda que Tantam",em BH. Desfile gigantesco que reúne pacientes e trabalhadores de todo o estado.

Em Brumadinho nossas atividades sempre foram marcadas pela arte, pela cultura e pela alegria, com desfiles pela cidade, exposições dos trabalhos das oficinas , debates, festas.

Trancar não é cuidar, Loucura não se prende, cuidado em liberdade, autonomia do usuário são alguns dos lemas dos cuidados em saúde mental no SUS. É preciso continuar garantindo o direito do paciente ajudar a definir como será o seu tratamento, garantir o seu ir e vir e ter condições de acolhe-lo quando se agravar, e precisar de suporte dos serviços de saúde e da comunidade.

Mas este ano não faremos festa, nem exposições, não iremos as ruas para desfiles aqui ou em BH. Este ano estamos limitados pelo distanciamento social, pelo confinamento, pela pandemia. Sabemos ser necessário fazer este confinamento e um ato de responsabilidade social: não me contamino e não contamino o próximo. Ficamos em casa. Mas nem por isso deixamos a luta e de mostrar pra todo mundo o que fazemos e como somos, nem que seja de maneira virtual, cantando o samba enredo, mostrando nossas fotos , nossos trabalhos, nossa amizade e solidariedade. Mostrando que com o SUS e cada um fazendo a sua parte, venceremos esta pandemia, alegres, festivos e sorridentes. E o ano que vem, estaremos na rua de novo, comemorando o 18 de maio.

                                                        

Criado: 15 Mai 2020
Acessos: 521