A Prefeitura de Brumadinho conseguiu, junto ao Estado de Minas Gerais, a retomada gradativa de fornecimento de medicação para pessoas que desejam parar de fumar. O Programa de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir o índice de mortalidade e problemas e relacionados ao uso de tabaco. No início do mês de janeiro, a Secretaria de Saúde iniciou o primeiro grupo de tabagismo na Policlínica, com quinze pessoas. A expectativa da Prefeitura é de aumentar o grupo e estender o atendimento para outros locais, assim como na zona rural.
Os insumos fornecidos para o grupo são basicamente adesivo de nicotina e medicação para controlar ansiedade de abstinência. A equipe de profissionais envolvida no acompanhamento do grupo é composta por um médico, dois enfermeiros e um psicólogo. Os encontros têm periodicidade predeterminada, e pode demorar até um ano para que os pacientes tenham alta.
Eliseu Ribeiro Rosa é participante do grupo de tabagismo da Secretaria de Saúde de Brumadinho há dois meses e elogiou o trabalho da equipe de saúde da Policlínica: “Estou andando melhor, trabalhando melhor e dormindo, melhor. Parei de fumar. O adesivo me ajuda muito e me trouxe qualidade de vida, hoje vejo o quanto fumar fazia mal à minha saúde. A equipe de profissionais da Policlínica é muito dedicada, paciente e atenciosa”, disse Eliseu.
A referência técnica em educação continuada, Polyana do Prado, destaca que o acompanhamento em grupo é muito importante para quem busca parar de fumar, pois combina muitas terapias conjuntas e por isso é eficaz. Os tabagistas que tem interesse em se livrar do vício de fumar podem procurar as unidades de saúde básica de Brumadinho para avaliação e maiores informações.