‘Drive-thru’ de vacinação imunizou 120 pessoas nessa segunda-feira

Próximas doses serão aplicadas no dia 07/04

Hoje (30) foi o primeiro dia da vacinação contra gripe no estilo "drive-thru". A Secretaria de Saúde aplicou as 120 doses disponíveis para maiores de 60 anos dentro dos carros, como forma de evitar aglomerações nas unidades de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

O que é um "drive-thru" - A expressão ‘drive-thru’ vem do inglês e não tem tradução para a língua portuguesa. Basicamente, é um serviço que obtemos no carro, sem precisar descer do veículo. “A proposta da vacinação drive-thru foi elogiada pelas associações de saúde e também pelos idosos que foram vacinados durante o primeiro dia”, disse Suemi Pampulini, coordenadora do setor de vacinação da Policlínica Municipal.

"Drive-thru" vai funcionar uma vez por semana - A estrutura montada para a vacinação em sistema de "drive-thru" não foi apenas para a vacinação de hoje, pois a Prefeitura não iria montar uma estrutura desse porte apenas para um dia. O ‘drive-thru’ de vacinação acontecerá apenas uma vez por semana em Brumadinho, visto que o Ministério da Saúde está enviando pequenas doses, semanalmente, aos municípios de todo o Brasil. As próximas doses estarão disponíveis no dia 7 de abril, próxima terça-feira.

Serviço complementar de vacinação - Mesmo com o drive-thru, permanecem o agendamento dos idosos nas unidades de saúde.  “O drive-thru é um serviço complementar para os idosos que querem se antecipar ao agendamento e que não querem ir às unidades de saúde”. A Secretaria de Saúde assegura que todos os idosos da cidade serão vacinados aos poucos, até o dia 16 de abril.

Em caso de dúvida, basta ligar para o PSF ou para a Policlínica Municipal (3571-3020 ramal 201). Os grupos da segunda e terceira etapas da vacinação, dia 16/04 e 09/05, devem aguardar maiores informações.

Criado: 16 Abril 2020