16 de abril é o Dia Mundial da Voz - “Sua Voz Diz Muito Sobre Você!”

“Em algum momento da vida, 1/3 da população geral vai apresentar um problema vocal, pelo uso indevido da voz” (Schwartz et al, 2009). Portanto, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a saúde vocal, desde 1999 é comemorado o "Dia Mundial da Voz" no dia 16 de abril. A celebração foi iniciada no Brasil, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional.
 
O Serviço de Fonoaudiologia por meio do CER – Centro Especializado em Reabilitação havia programado para realizar, esse ano, a semana da voz, do dia 13 a 17 de Abril, com o objetivo de prevenir e promover a saúde vocal com as seguintes ações: panfletagem com orientações, palestras nas escolas, oficinas com técnicas de cuidado e triagem vocal. Entretanto, devido às restrições de prevenção ao Covid-19, não será possível a realização das ações planejadas.
 
A comemoração do "Dia Mundial da Voz" é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.
 
Cuidados com a voz - Os profissionais que utilizam a voz diariamente como professores, jornalistas, cantores, atores, entre outros, devem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal. Além disso, a voz nos permite a comunicação interpessoal e normalmente as pessoas só percebem a sua importância quando ficam roucas.
 
Veja alguns cuidados que você pode ter com a sua voz para prevenir alterações: beba dois litros de água diariamente (não tome de uma só vez, mas divida em pequenas porções ao longo do dia); durma bem e tenha uma alimentação saudável e, antes de utilizar a voz continuamente, evite alimentos pesados, cafeína, leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate; procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos; cigarro e álcool também fazem mal para voz e aumentam o risco de câncer de laringe. “Rouquidão que persiste por mais de 15 dias, falhas, cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta podem comprometer a sua comunicação e a qualidade de vida. Se estiver com esses sintomas, consulte um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, e saiba mais sobre como cuidar da sua voz”, alertam as fonoaudiólogas do CER – Centro Especializado em Reabilitação de Brumadinho, Gabriela Rios, Juliana Salles e Marcilene Matos.
 
                                                          
Criado: 16 Abril 2020
Acessos: 296